Projectos  Sobre Contacto Work   About   Contact
fotografia a preto e branco de candeeiros numa barragem
fotografia a preto e branco de andaimes e pilares numa barragem em constucao
fotografia a preto e branco de escadas numa barragem
fotografia a preto e branco de infiltracoes de agua na parede de uma barragem
fotografia a preto e branco de parede de barragem com manchas de humidade
fotografia a preto e branco de pormenor de barragem
Hub-structures
2014
6 Impressões a jacto de tinta
100 x 70 cm
A partir de uma ideia-base assente num paralelismo entre barragens e cidades, elaborou-se um trabalho fotográfico resultante de uma abordagem pessoal de várias visitas prospectivas às diferentes centrais hidroeléctricas da Aguieira, Baixo Sabor, Foz Tua e Bagaúste. ‘Cidades’ enquanto estruturas arquitectónicas que se erguem como compactas paredes de betão e ferro, com as suas dinâmicas próprias de redes complexas, muros e passagens, plataformas, pontes e túneis que são atravessados por fluxos de energia, colocados em acção pelas máquinas, pelas luzes, pelos sons.
As imagens destas ‘cidades’ vazias contrastam com a nossa percepção da vida urbana enquanto espaço repleto de pessoas que convivem em estreita proximidade em múltiplas acções quotidianas. Estas presenças imersas num território distante das nossas rotinas - física, culturalmente e politicamente - são para a maioria de nós uma realidade não visível: paisagens industriais que nascem como resultado das necessidades de uma sociedade contemporânea e que são como um sinal da nossa dependência dessa natureza.
A construção no interior destas infra-estruturas faz-nos recordar imagens alusivas a cenários de filmes de ficção científica em que os trabalhadores nas galerias do subsolo escavam nas vísceras da terra. Um universo submerso e indecifrável. O território inacessível torna-se visível e em pouco tempo erguem-se novas cidades e novas vivências. De um lado uma realidade escondida, do outro uma inesperada experiência de espaços urbanos.
Apoio: Jardins Efémeros
© 2018
Carina Martins